Quero viver para Deus mas não consigo

“As vezes eu faço coisas as quais eu não me orgulho e depois fico me sentindo mal e envergonhado. No fundo eu não queria fazer aquilo mas acabo caindo e me sinto distante de Deus. Tenho medo de me perder. Não quero desagrada-lo. Eu quero aprender a viver de uma forma que honre a ele”.

Você já se sentiu assim?

O fato é que existe uma guerra sendo travada dentro de cada um de nós por causa da ambivalência da nossa natureza humana, desde a queda de Adão.

O apóstolo Paulo escreveu:

“Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mal. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!”

Frequentemente fazemos aquilo que não gostaríamos de fazer, machucamos pessoas, praticamos o que é mal e reprovável, mas o bem que gostaríamos de fazer esse temos uma dificuldade enorme em praticar.

Nós somos falhos e Deus sabe disso. Ele compreende o estado da nossa natureza e sabe de todos os nossos dilemas.

Mas ele tem um plano de redenção para a nossa vida. Ele enviou o seu filho Jesus para morrer em nosso lugar. Dessa forma aquele que é perfeito pagou o preço que nós não tínhamos como pagar e a sua morte serviu de expiação por todas as nossas culpas, seja dos nossos erros passados e também dos erros que ainda vamos cometer.

Portanto nós somos justificados por Deus por meio da nossa fé em Cristo, ou seja, nós somos aceitos por ele se crermos no seu filho e isso significa praticar em nossa vida as palavras que Jesus ensinou. Dessa forma podemos adquirir a capacidade para vencer e para andar com confiança nesse mundo caído.

Isso não significa que conseguiremos ser perfeitos, mas sim que teremos um alvo a seguir, então poderemos caminhar na Terra com a ajuda de Deus e do poder de seu Espírito para conseguirmos realizar a sua vontade, e se caso tropeçarmos teremos um advogado no céu que pleiteia as nossas causas, então somos perdoados e reanimados para nos levantar e seguir em frente, sempre em direção ao alvo.

Deus quer nos resgatar do nosso próprio caos, estabelecer um relacionamento pessoal conosco e nos dar uma vida com qualidade.

Os teus pecados estão perdoados por meio do sacrifício perfeito de Jesus. Não importa quem você é e o que você já fez. Isso é um pouco difícil pra algumas pessoas entenderem, mas Jesus levou sobre si os pecados de toda a humanidade. Ele chama os seres humanos ao arrependimento e os convida a fazerem parte do seu reino de amor, graça e perdão.

Quem deseja tomar posse de toda a vida de Deus para viver em harmonia com ele, consigo mesmo e com os outros seres humanos precisa conhecer qual é a vontade dele por meio de Jesus e podemos fazer isso aprendendo sobre a vida de Cristo, os seus ensinamentos, a sua palavra e absorvendo tudo como uma revelação visceral, profunda, viva e real na nossa vida.

Como eu posso fazer isso?

Nos 4 primeiros livros do Novo Testamento da bíblia, os 4 Evangelhos, temos os relatos da vida de Jesus e é lá que conhecemos os seus ensinos, a verdade imutável da plenitude dos tempos e a vontade eterna de Deus. Os livros são: Matheus, Marcos, Lucas e João.

A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, por isso você precisa fazer a sua parte e buscar. Você precisa dedicar tempo para aprender de Jesus, meditar, orar, jejuar e se fortalecer espiritualmente.

Se é isso que você deseja comece então pelo livro de Matheus e vá lendo tudo como se não existisse a numeração dos versículos, na sequência, de “carreirinha”, para entender o sentido das coisas em relação ao contexto. Entenda que a numeração dos versículos foram inseridas nos textos da bíblia posteriormente. Os textos originais foram escritos em pergaminhos e os versículos isolados não fazem sentido sem a totalidade do contexto. Portanto não é certo selecionarmos versículos isolados como se fossem um oráculo mágico tirado de uma caixinha de sortes ou de biscoitinhos chineses, assim como fazem e ensinam muitos mestres do cristianismo em suas igrejas. Eles fazem uma montagem com versículos isolados em diferentes partes da bíblia e criam suas doutrinas malucas para persuadir as pessoas a fazerem o que eles querem.

Mas a recomendação é que você leia os textos da bíblia sem a influência do “cristianismo” e da religião “cristã” e então você vai perceber que a mensagem de Jesus, os seus ensinos, o sentido da sua pregação e o seu Espírito são muito diferentes daquilo que estamos acostumados a ver nas igrejas sob a camuflagem da suposta interpretação daqueles que falsificam a mensagem do Evangelho simples e colocam sobre as pessoas fardos pesados e obrigações impossíveis de cumprir, prendendo-os pelo medo e pela culpa, para que eles nunca consigam pensar por si só, decidir coisas pessoais sobre a sua vida e para arrancar dinheiro dos que ficam impressionados com as “ameaças”.

Ao invés da leitura se preferir você pode ouvir o áudio com a narração dos Evangelhos. Eu recomendo que você ouça essa playlist do Novo Testamento narrada pelo Caio Fábio.

A palavra precisa ser gravada na nossa mente e no coração. Se fizermos isso ganharemos um novo olhar e teremos uma nova percepção da vida. Nossos “olhos espirituais” serão abertos e conseguiremos ver o que antes estava oculto, conseguiremos discernir o mundo ao nosso redor e vencer as batalhas espirituais que estamos envolvidos. Com a ajuda de Deus venceremos sofismas, poderes espirituais e teremos autoridade sobre as forças do mal.

O Evangelho de Jesus quer nos preparar para a vida real e não para uma vida de exercícios sacros, ritualísticos, religiosos e dogmáticos. Deus não tem nos chamado pra uma vida espiritual que se limita a 1 hora de sermões chatos no fim de semana durante o culto da congregação. Muitas pessoas fazem isso mais por um desencargo de consciência, por uma sensação de que realizando essa “obrigação” estariam fazendo a sua parte, deixando Deus feliz, o que é um engano.

Deus quer se envolver com o todo de nossa vida. Ele quer fazer parte de tudo que fazemos, incluindo nossos momentos de lazer, de descontração, de trabalho, de descanso, nossa saúde física, mental e também os nossos relacionamentos. Ele quer cuidar na nossa vida como um Pai zeloso e nós podemos encontrar em Deus a liberdade que nós precisamos para viver.

A religião enche as pessoas de medo, de culpa e de fanatismos. Mas Deus quer que vivamos em liberdade e paz. O verdadeiro culto a Deus é a nossa própria vida sendo vivida como oferta de gratidão. É o nosso respirar.

Deus quer que nós sejamos enxertados nele como um ramo na videira, dessa forma podemos receber a seiva da vida de Deus e então permaneceremos fortalecidos e daremos os bons frutos que ele espera de nós.

Como “sal” da Terra precisamos dar sabor ao mundo e o sal só tem utilidade se ele for misturado no caldeirão, ou seja, Deus nos chamou para viver com naturalidade no meio das pessoas, vivendo o nosso dia-a-dia e impactando a vida delas de forma positiva, e como “luz” do mundo poderemos iluminar o caminho delas, trazendo clareza para que eles também possam ser capazes de enxergar.

Portanto Deus não nos chamou para vivermos isolados pra sempre dentro de um templo religioso. Sal que vive dentro do saleiro vira pedra de sal e não presta pra nada. Jesus disse que se o sal não dá sabor então pra nada mais presta, senão pra ser lançado fora e pisado pelos homens.

No mundo jaz o maligno e todo aquele que deseja andar na verdade enfrentará resistência porquê as ações das pessoas são quase sempre más, vingativas, desequilibradas e cheias de mentira, malícia, predação e engano. Portanto se andarmos na justiça de Deus seremos odiados porquê a nossa prática acaba revelando que aquilo que as pessoas fazem é mau. Mas Deus nos chama para enfrentarmos tudo isso e andarmos na contra-mão do mundo. Se formos capazes de suportar o sofrimento e perseverar nessa convicção de fé Deus nos honrará no tempo certo.

O apóstolo Paulo disse:

“Amados, não estranheis a ardente prova, que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e alegreis”

Todo aquele que faz a vontade de Deus uma hora ou outra poderá enfrentar pressões estranhas, lutas difíceis ou situações onde seremos exigidos e provados.

Precisamos ir amadurecendo e crescendo na fé para vencermos batalhas difíceis e aprendermos a manejar bem a palavra da verdade, como um soldado de Cristo, lembrando que a nossa luta não é contra pessoas mas sim contra poderes espirituais que atuam em dimensões invisíveis e comem a produção dos seres humanos que vivem em estado de rebeldia.

Portanto conhecendo a palavra de Deus por meio de Cristo, meditando nos seus ensinos, reservando tempo para praticar sua devocional e suas atividades espirituais você se fortalecerá para resistir as pressões, as tentações, as lutas e as dificuldades que tentam te arrastar para longe da presença de Deus, então você conseguirá andar com confiança diante dele e com a sua consciência em paz. 

O jejum também é importante para nos ajudar a vencer determinados conflitos, tentações, fraquezas e dificuldades recorrentes. Ele tem o objetivo de mortificar as vontades pecaminosas da nossa natureza. Então ao praticar os jejuns você pode se abster de algumas satisfações da carne por determinado tempo, e somado a isso, você pode também praticar a leitura e meditação da bíblia, junto com as suas orações.

Então Deus irá te fortalecer no espírito para que você possa ser capaz de vencer os obstáculos, as dificuldades e os problemas para estar de pé na presença dele.

Compartilhar os meus textos com algum amigo ou com outras pessoas também é uma forma de cumprir o “ide” de Deus pois assim você estará divulgando a mensagem junto comigo e se tornando um colaborador do reino.

Compartilhe:

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *