Os votos secretos e as fortalezas da mente

Introdução

Eu tava planejando escrever um texto sobre votos secretos, que são juramentados que fazemos a nós mesmos. São mecanismos de defesa usados na tentativa de lutar contra o abuso e o mal trato. Essa atitude pode criar muros invisíveis ou fortalezas que se tornam bloqueios e nos prendem em um círculo de compulsão, infelicidade ou limitação.

Porém eu não encontrei definição melhor do que o texto nas próprias palavras da autora Joyce Meyer então vou replicar aqui o que ela fala sobre o assunto no seu livro A Raiz da Rejeição.

Eu tenho o livro completo em arquivo pdf portanto se alguém tiver interesse é só me pedir por mensagem. Mas se você gostar do livro você pode comprar ele depois pra ter uma cópia física ou para dar de presente a alguém.

A Raiz da Rejeição – Joyce Meyer

Resultados da Rejeição

Se você tem uma raiz de rejeição ou está num processo não concluído de cura desse problema, há a probabilidade de que aquilo que considera como mais rejeição não seja realmente o caso. Você pode estar sofrendo um tormento desnecessário, o qual se dissipará se você apenas entender que tais sentimentos vêm de uma raiz antiga e de formas antigas de crer. O medo da rejeição nos leva a pensar e a sentir que estamos ainda sendo rejeitados, quando freqüentemente não é o caso.

Aqui estão os maiores resultados da raiz de rejeição:

  • rebelião;
  • ira;
  • amargura;
  • culpa;
  • inferioridade;
  • auto-imagem pobre;
  • escapismo, incluindo “sonhar acordado”, vício em drogas, álcool,
    televisão e trabalho excessivo;
  • crítica;
  • medo de todos os tipos;
  • desesperança;
  • pessoa defensiva;
  • dureza;
  • desconfiança;
  • desrespeito;
  • competição;
  • ciúmes;
  • perfeccionismo.

A rebelião é uma resposta comum à rejeição. Pessoas foram criadas e destinadas a ser amadas e aceitas. Assim, quando são abusadas e maltratadas, sempre sentem uma ira que se expressa na forma de rebelião.

Por causa do abuso que experimentei, constantemente me sentia irada. Sorria por fora, mas interiormente estava com raiva por ter sido tão maltratada. Eu tinha tomado uma decisão: nunca mais seria ferida novamente! Pessoas nunca mais me maltratariam! Fiz alguns “votos secretos” de que ninguém mais mandaria em mim!

Você fez “votos secretos” após ter sido maltratado? Votos secretos são promessas que fazemos a nós mesmos. Talvez você tenha problemas hoje por causa de promessas que fez a si mesmo, tais como: “Eu nunca mais confiarei em alguém! Nunca mais permitirei que alguém interfira em minha vida! Nunca mais amarei alguém!

Nunca mais me aproximarei de alguém! Ninguém me machucará de novo”. Você pode estar vivendo sob maldição da ira e do poder dos “votos secretos” que fez. Mas, graças a Deus, há uma forma de se libertar: Jesus é o Caminho, como Ele disse a respeito de si mesmo. A verdade da Palavra de Deus o tornará livre em cada área, se você prosseguir em tempo suficiente para renovar sua mente. João 8.31-32 diz: Se vocês continuarem em Minha Palavra, então serão meus discípulos de fato; e conhecerão a verdade, e a verdade os tornará livres.

Votos Secretos

Alguns dos maiores tijolos dos muros de proteção que construímos são os votos secretos, que consistem em promessas que fazemos a nós mesmos para nos proteger. Aqui estão alguns exemplos:

  • Ninguém me machucará novamente!
  • Quando eu sair dessa situação, ninguém mandará mais em mim!
  • Nunca mais deixarei alguém se aproximar o suficiente para poder me machucar outra vez!
  • Ninguém mais me controlará novamente!
  • Vou cuidar de minha própria vida de agora em diante: ninguém
    mais me dirá o que fazer!

Fazemos promessas como essas a nós mesmos não apenas uma vez, mas constantemente. Dizemos a nós mesmos tais coisas interiormente.

Como cresci por 15 anos num lar onde era constantemente abusada, imagine quantas vezes eu disse: “Quando sair daqui, ninguém mais mandará em mim”! Não admira que tenha sido necessário um milagre de Deus para me ensinar como ser submissa à autoridade!

Muros Criam Bloqueios

Pessoas na fila de oração freqüentemente me dizem: “Eu me saio bem em todo tipo de relacionamento, exceto num relacionamento mais íntimo. Não posso suportar nenhum tipo de proximidade. Alguma coisa está errada, há algum tipo de bloqueio. Começo a namorar, e tudo vai bem até que pareça tornar-se algo permanente. Não sei qual é o problema, mas chega um ponto em que começo a me retrair, embora não quisesse fazê-lo”.

Esse problema é geralmente resultado de muros edificados por meio de votos secretos, ditos vez após vez: “Ninguém se aproximará mais de mim o suficiente para me machucar novamente”.

Ou, como este: “Ninguém irá me controlar novamente! Eu cuidarei da minha vida de agora em diante, e nunca mais alguém me dirá o que fazer”! Isso estava profundamente gravado dentro de mim por dizê-lo, vez após vez.

Pessoas podem fazer votos secretos com relação a muitas coisas. Considere isso… Muitas pessoas estão em escravidão hoje porque seus pais estavam fora de equilíbrio numa área ou noutra.

Por exemplo, passei um tempo tentando ensinar meus filhos a comer corretamente. Eu não os deixava comer nada com açúcar. Eu dizia: “Vocês não vão comer essas coisas ruins”! Provavelmente exagerei, o que muitos de nós fazemos, até aprendermos mais sobre equilíbrio. Agora percebo que teria sido melhor se os deixasse comer alguma coisa com açúcar ocasionalmente, mas criei uma lei sobre não poder comer açúcar, o que somente os fez ter mais vontade de come-lo.

Não tenho problema com açúcar, posso comer um pedacinho de algum doce e ficar satisfeita. Mas meus filhos não são desse jeito, eles amam coisas doces e pensam que têm de comê-las e ponto final!

Já conversamos sobre o motivo de eles gostarem tanto de açúcar, e me pergunto se não seria porque não foi permitido que eles o comessem quando crianças.

Esse tipo de situação pode levar os filhos a fazer um voto: “Quando eu sair daqui, você pode apostar que comerei tudo o que puder, e ninguém nunca mais me dirá que não posso comer algo”! E muitos desses indivíduos desenvolvem distúrbios alimentares mais tarde porque fizeram tais promessas a si mesmos.

Deus quer se envolver até mesmo com seu apetite! Você sabia que se tiver muros erguidos pode ser difícil até mesmo ouvir quando Deus está falando com você? Mas, à medida que seu relacionamento com Deus cresce e você coloca mais da Palavra dentro de si, Ele começa lidar com você sobre seu apetite. Ele dirá: “Não quero que você coma mais isso”!

Dinheiro é outra área na qual você pode ter edificado um muro. Talvez seus pais não lhe dessem muito dinheiro para gastar quando jovem, e você teve de viver sem algumas coisas que as outras crianças tinham. Talvez o único dinheiro que pudesse gastar fosse o que você mesmo ganhava e guardava. E, mesmo assim, tinha de comprar somente coisas de que realmente necessitasse, além de nunca lhe ser permitido comprar as coisas que desejava.

Talvez você tenha ficado tão cansado de não ter liberdade financeira que começou a prometer a si mesmo: “Apenas espere até eu sair daqui! Eu comprarei tudo que quiser, na hora que quiser”! Uma compulsão para comprar pode ser resultado de votos secretos como esse.

Existem pessoas que são viciadas em compras, elas simplesmente não conseguem parar de gastar dinheiro! Você precisa pensar sobre algumas dessas coisas que disse a si mesmo, muito tempo atrás. Não estou dizendo que tudo o que você tenha dito a si mesmo tenha criado escravidão em sua vida. Estou falando especificamente sobre coisas que dizemos e que envolvem acordos definitivos e determinados conosco.


Compartilhe:

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *