Eu não quero provocar em você nenhum tipo de ansiedade social. Não quero te influenciar a abraçar o mundo ou entrar em exaustão de tanto estudar coisas diferentes. Mas talvez você queira enriquecer o seu conhecimento e precisa de alguma direção sobre onde buscar e o que buscar.
Por isso eu criei esse texto explicando como eu procuro aprender as coisas e de que forma consigo fazer isso com mais eficiência.
Pra mim a espiritualidade não faz parte de uma camada separada da vida. Ao contrário, eu entendo que não há como separar a espiritualidade de nada do que fazemos. Ela plenifica todas as áreas da nossa vida e nos ajuda a desenvolver cada parte separada em nós.
Um dia eu comecei a perceber que a capacidade de aprender coisas novas me levava a alcançar outros níveis de compreensão que me davam vantagens e me catapultavam para as direções dos meus desejos.
Desde a realidade da era da Informação o conhecimento está disponível gratuitamente em larga escala pra qualquer um que esteja disposto a tomar posse. No entanto mesmo com a facilidade do acesso a ela muitas pessoas encontram-se desinformadas ou perdidas no meio da quantidade imensa de informação que existe disponível por aí.
Um dia sem querer eu descobri que a qualidade do estado de concentração mental é um fator que pode ser responsável pelo aprendizado com alta performance.
Em 2011, depois de anos imergindo em uma empreitada intensiva de busca espiritual, eu notei que a minha mente estava límpida, cristalina e silenciosa em comparação com o que um dia ela já tinha sido.
A minha mente anos antes era barulhenta e cheia de ansiedades. Havia mil coisas passando pela minha cabeça: preocupações diversas, falta de concentração, inquietações e etc. Os meus pensamentos eram uma bagunça, não havia ordem. Só havia um monte de informações colidindo o tempo todo. Esse não é um estado mental propício para a concentração e absorção de conhecimento, leitura, estudo e etc.
O discipulado de Cristo e a imersão prática nas atividades espirituais haviam mudado a direção da minha vida e isso fez com que eu pudesse ter a chance de adquirir uma vantagem extra por causa do melhor funcionamento do meu cérebro e da capacidade que havia sido destravada em mim. Eu acredito que isso pode acontecer com qualquer pessoa que aceite pagar o preço para alcançar determinados níveis de pacificação mental.
A vida de renúncia, jejuns, meditações e orações produziram em mim naturalmente um estado mental extremamente propício para o aprendizado. Eu descobri que a minha mente pela primeira vez estava otimizada para o foco e concentração, o que me levava a conseguir aprender coisas e adquirir conhecimentos de forma infinitamente mais rápida, eficaz e prazerosa. Isso me ajuda até hoje pois eu nunca paro de aprender.
Ao longo do tempo fazendo uma releitura do passado eu entendi que o nosso sistema de ensino tem muitos problemas graves, o que gera nas pessoas muitos traumas e as desmobiliza para continuarem buscando em suas vidas o conhecimento técnico, científico e acadêmico, já que o aprendizado acaba sendo associado a uma coisa chata.
Eu nunca gostei do sistema de ensino tradicional e assim como eu muitas pessoas compartilham da mesma sensação. As escolas empurram goela abaixo uma diversidade muito ampla de matérias e obrigam os alunos a estudar aquilo que eles não gostam e que talvez nunca vão utilizar na vida. As provas tradicionais teriam o objetivo de testar o conhecimento mas acabam sendo uma sentença punitiva que leva muita gente ao desespero e a recorrência de meios fraudulentos pra passar de ano escolar.
Eu não tô dizendo que as escolas são dispensáveis, pelo contrário. A educação base é importante. Sem ela não aprenderíamos conhecimentos que são úteis para diversas aplicações em nossa vida profissional e também pessoal. Eu sou grato pela oportunidade de ter tido uma boa educação e também um nível superior. Sei que essas coisas foram importantes e essenciais pra mim em diversos aspectos, apesar do trauma das pressões escolares.
O problema do ensino tradicional é que colocar todo mundo no mesmo pacote acaba forçando muitos a concentrarem energia no estudo de áreas que eles não tem interesse, o que pode ser traumático e desgastante. Eu acredito que o aprendizado deveria ser prazeroso.
Quantos já não sofreram traumas e angústias diversas dentro do sistema de ensino?
Muita gente acredita que deveria haver uma reforma no sistema de educação por razões parecidas com essas mas enquanto isso não acontece o ensino tradicional ainda é a alternativa mais factível que temos para promover o ensino às crianças e aos jovens.
Outro problema que acontece é que as escolas preparam as pessoas para ingressar em uma faculdade e estas preparam as pessoas para estarem sempre especializando o conhecimento, o que faz com que a diversificação das áreas de aprendizado seja pouco ou nada estimulada.
Claro que a especialização do conhecimento é muito importante, sem isso não haveria especialistas que são necessários. Porém o problema é que o estímulo em focar apenas no aprofundamento de determinadas áreas de atuação com pouca ou nenhuma ênfase na diversificação normalmente não leva o indivíduo a ampliar também as suas competências em outras áreas que seriam extremamente úteis pra ele nas dimensões de sua vida pessoal e profissional.
Fazer uma faculdade pode ser muito importante, e em algumas casos é um requisito necessário. Existem regulamentações que exigem nível superior. Dependendo da sua meta de vida a faculdade é indispensável.
Porém se limitar ao estudo daquilo que a faculdade te propõe pode fazer com que você fique estagnado, sem a chance de destravar potenciais que podem contribuir para a expansão de atributos que são naturais em ti.
Intuitivamente eu fui descobrindo que adquirir conhecimentos poderia ser mais prazeroso à medida que eu conseguia perceber melhor onde o conhecimento poderia me levar e que eu poderia selecionar aquilo que eu tinha interesse em conhecer.
Então de forma natural eu fui desenvolvendo pra mim mesmo um método de aprendizagem que envolve a especialização e a diversificação do conhecimento ao mesmo tempo, em sincronicidade e paralelismo.
Envolve o aprendizado profundo de um tema específico enquanto eu também estudo de forma superficial vários outros temas do qual eu não tenho o domínio. Eu alterno os temas de estudo quando é conveniente pra alcançar maior eficiência, o que torna tudo mais prazeroso e prático. É o próprio estado de prazer, expectativa, disposição, cansaço e exaustão que determina o ritmo e a direção do meu foco de estudo.
Dessa forma eu continuo sempre progredindo e posso desenvolver várias competências nas quais eu tenho interesse ou curiosidade sem necessariamente ter pressa ou objetivo de me tornar um especialista naquilo. Isso aumenta o meu leque de competências e de capacidades que se conectam e que completam as variadas partes e dimensões da minha vida e complementam o entendimento de conhecimentos diversos que aparentemente nem teriam ligação. Uma ampla base de conhecimento também pode significar maiores oportunidades, conexões, relações e competência para resolver problemas e encontrar soluções.
Além de tudo aprender coisas novas pelo menos pra mim me ajuda a me distrair enquanto eu não consigo evoluir no processo de especialização de algum aprendizado que vai se tornando cansativo, entediante ou muito difícil. Então de tempos em tempos eu renovo os ciclos de estudo como em um espiral e vou aprofundando cada vez mais as esferas de conhecimento que em outro momento pra mim eram distantes e indevassáveis.
Ninguém sabe tudo e nunca saberá. Estamos todos aprendendo e sempre estaremos. Não precisamos de tanta pressa. Não dá pra querer saber tudo. A gente conhece apenas um pouco do que somos capazes de conhecer. Por mais que alguém carregue bagagens e mais bagagens de conhecimento no fim das contas tudo isso ainda é muito pouco comparado com o que existe fora do nosso círculo de compreensão. Entender isso pode tornar tudo mais leve e despretensioso porquê elimina a necessidade de você se comparar com alguém ou de achar que sabe pouco ou muito.
Estudar demais por uma grande quantidade de tempo seguida cansa, assim como se manter fixado em um único tema entedia. Se você tem aversão à leitura ou ao estudo não significa necessariamente que você é burro. Talvez tenha sido cobrado demais e achou que era insuficiente ou incapaz de aprender. Talvez foi forçado a estudar coisas que não estavam dentro da sua área de interesse ou não eram naturais pra ti. Talvez foi forçado a estudar para passar em alguma prova e não para ver os benefícios do conhecimento sendo manifestos como resultado prático na sua vida ou talvez não teve a oportunidade de ter um ensino de qualidade no período escolar.
Mas isso não significa que você não possa evoluir daqui pra frente.
Portanto busque conhecimentos porquê isso é bom pra você mas saiba se respeitar e não se cobre além da saúde do seu corpo e da sua mente. Descanse bem, esqueça por um tempo a seriedade exaustiva dos momentos intensivos e se dedique também às coisas que te fazem relaxar. O descanso também é muito importante no processo do aprendizado.
Conhecimento, cultura e saber podem te dar uma vantagem extra na busca dos seus desejos e podem ser pra ti um chão sólido de caminhos diversos e de oportunidades que nascem a todo instante.
Saber por saber é apenas a arrogância do saber.
Saber com propósito é traçar planos que uma hora vão te levar a algum lugar.
Eu estudo sobre várias coisas da minha área técnica de atuação profissional mas isso não significa que eu não estou constantemente aprendendo coisas que não tem nada a ver com o que eu faço rotineiramente. Eu poderia contar vários exemplos de como muitas coisas “aleatórias” foram e são úteis pra mim, mas para o texto não ficar muito longo eu não quero entrar em detalhes agora.
O fato é que além da área da tecnologia eu estou constantemente me aventurando em outras áreas que eu gosto, que eu tenho curiosidade, que dá prazer, que soluciona algum problema, ou que é útil como por exemplo filosofia, antropologia, psicologia, história, design, marketing, vendas, mecânica, física e etc.
Eu recomendo que você esteja sempre procurando descobrir quando é o momento de especializar ainda mais a sua área de atuação principal ou quando você precisa aprender alguma coisa nova fora da sua zona de conhecimento ou zona de conforto.
É absolutamente comum ficar travado em algum obstáculo quando se está tentando aprender alguma coisa. Pela minha experiência eu sei que isso pode acontecer por diversos motivos, inclusive por não estar sabendo usar as mídias certas.
Durante a leitura de um livro sempre vão aparecer palavras desconhecidas. Por isso eu acho sempre bom estar consultando o Google em paralelo pra ler o significado das palavras e conseguir entender o contexto do que está escrito. Quando eu leio um livro boa parte do tempo eu gasto fazendo essas consultas.
Mas seja um livro ou outra mídia eu creio que é importante saber quando e quais usar para alcançar seus objetivos.
As vezes é bom intercalar mídias diferentes para complementar as etapas de aprendizado e dominar o entendimento de um assunto. Isso é muito comum para as Stacks de tecnologia que eu estou aprendendo no momento mas também pode se aplicar em diversos contextos diferentes.
É comum ficarmos presos à determinados tipos de mídias depois de experimentarmos grande evolução nelas e termos aprendido bastante.
Mas pode chegar um momento em que você ficará travado com a sensação de não estar mais progredindo. Talvez você precise entender algo específico que esteja em outra fonte.
Portanto é muito importante saber como e quando acessar páginas, textos, documentações, artigos, livros, vídeos curtos, vídeos longos, playlists, podcasts, tutoriais, cursos, programas, lives e etc.
Enfim, eu creio que não existe uma fórmula pra encontrar o melhor conteúdo mas as vezes pode ser necessário algumas tentativas e erros. Existe muita coisa em inglês com excelente didática. Em muitos vídeos você encontra a opção de ativar a legenda, caso não entenda inglês. Mas também existe uma infinidade de coisas excelentes em português.
O meu objetivo é que essas dicas sirvam como inspiração pra quem se identificou com elas. Eu espero que isso te ajude a ter uma melhor direção na hora de estudar algum assunto ou organizar as suas ideias para fazer um planejamento de carreira, de vida, de crescimento e etc.
Deixe um comentário