Colegas da fé, vida de oração e milagres

Os colegas da fé são um tipo especial de colegas que podemos ter pois eles nos ajudam a nos conectar com Deus.

Eu já tive vários ao longo da minha vida e sei que muitos deles foram importantes para o meu crescimento espiritual. Alguns foram mais chegados, outros mais distantes, uns mais presentes e outros de encontro eventual. Os colegas na fé são como amigos na fé e irmãos na fé com quem podemos compartilhar os fardos e obter ajuda para superar as dificuldades na jornada da fé.

Eu tive colegas na fé que foram como anjos na terra. Alguns me arrancavam do sono para ir orar de madrugada, pouco antes de aparecer a primeira luz do dia. Outros uniam força nos encontros que a gente fazia a noite, atravessando a penumbra até o nascer do sol.

A gente também se reunia de manhã, em almoços, de tarde ou em qualquer horário mas orar de madrugada principalmente no início da minha caminhada com Deus foi muito importante para que eu pudesse me fortalecer espiritualmente. Eu fui forjado por causa de uma vida intensa de oração.

Desde quando eu disse sim para o chamado de Deus o meu vício se tornou passar horas e até dias inteiros trancado no meu quarto sozinho em oração, meditação e comunhão, buscando a sabedoria para viver e o poder dos céus para realizar a vontade dele na terra.

Na minha opinião nada é mais viciante do que a presença de Deus. Não tem nada melhor do que buscar a intimidade com o seu Espírito e se sentir vivo, cheio da vida dele fluindo através das nossas próprias vidas.

Eu acredito que o silêncio da madrugada é propício para orar porquê estamos menos sujeitos a ser interrompidos pelas distrações e pelo barulho da cidade. Ainda que eu sempre tenha preferido orar sozinho, trancado no meu quarto conforme Jesus ensinou, eu também sempre compreendi naturalmente a importância de me envolver com pessoas que estavam focadas no mesmo propósito, para que eu pudesse ter a chance de me manter espiritualmente aquecido e não esfriar na fé, desanimar, ou perder o foco.

Como uma brasa que está próxima ao braseiro eu procurei me manter aceso.

Esse é um dos benefícios de poder participar de uma “comunidade” que busca a Deus, ainda que ela seja formada por duas ou três pessoas sinceras em sua proposição. As vezes isso é mais do que suficiente.

Então eu e mais um, ou alguns, ou as vezes vários colegas íamos para algum lugar afastado depois do culto, frequentemente no monte fora da cidade, a fim de buscar a Deus, e aproveitávamos o nosso tempo orando, cantando, compartilhando uma palavra, trocando experiências, testemunhando os milagres, as maravilhas e estimulando uns aos outros, embalados no mesmo objetivo que era unicamente olhar para Jesus, e ser cheios do seu Espírito, aprender dele e crescer na graça e no conhecimento de sua palavra.

Como muita gente pressupõe a vida com Deus não se baseia na argumentação teórica, pelo contrário, ela só existe por essência quando é vivida através do choque de uma experiência real que nos faz transbordar do seu Espírito até que não nos reste outra opção e não haja nada mais desejável do que deixar fluir esse rio de amor através do “ide” de Jesus.

Foi essa essa experiência viva que nos fazia orar por desconhecidos, levar comida e cobertores para moradores de rua, visitar pessoas doentes e endemoniadas, entrar em lugares que ninguém queria ir, viajar por cidades de Rondônia levando a pregação da mensagem, presenciando milagres, curas, testemunhos, libertações, maravilhas e transformações de vida.

Então tivemos a oportunidade de viver tempos incríveis que mudaram pra sempre a nossa história pois nada é tão impactante e didático para a alma do que encarar a realidade nua e crua da existência humana em sua condição mais calamitosa e ver a glória de Deus sendo manifesta nos locais onde os holofotes não miram, os governos não alcançam, a religião não se importa, a tv não transmite, a grande mídia não divulga e a massa não tem interesse. São experiências que mudam pra sempre e ensinam o que nenhuma faculdade pode ensinar. São coisas que ficam marcadas na memória, fazem os nossos pés se firmarem na realidade e fazem os nossos sentidos se abrirem para entender o valor de cada coisa e a força que há no nome de Deus. 

Não se trata apenas de alcançar o cativo e o oprimido em sua condição catastrófica de vida mas também de aprender a se relacionar com qualquer ser-humano no dia-a-dia com os parâmetros de uma consciência que foi e que continua sendo dilatada pela transformação do nosso olhar, o que nos torna aptos cada vez mais a manejar uma “espada cortante” que é a verdade de Deus na existência pra se encaixar nela da forma certa e triunfar diante da experiência de viver, com leveza, graça, espontaneidade, gravidade e equilíbrio.

As experiências mais ricas que eu já presenciei aconteceram em lugares que a intuição natural não te leva. O amor de Deus manifesto em glória e plenitude ganha lugar onde o milagre acontece, onde a vaidade humana não chega, onde os teólogos não podem explicar, onde o intelecto não pode deduzir, onde os ricos não podem pagar pra ter acesso e os incrédulos não podem presenciar.

Uma vez pediram a Jesus um sinal mas Jesus disse que nenhum sinal seria dado a não ser o sinal da sua ressurreição.

O milagre é inusitado e não acontece com hora marcada. Ele não acontece por causa da curiosidade ou do capricho humano. Eu nunca presenciei um milagre que eu já sabia que ele iria acontecer. A bíblia diz que os sinais seguirão os que creem e foi isso que passou a acontecer na minha vida desde que eu pude crer de verdade ao me entregar por completo sem olhar pra trás, na madrugada de uma vigília que eu participei, depois de aceitar o convite pra ir em um culto, conforme eu contei no artigo “As duas orações que eu mais fiz na minha vida”.

Enquanto me entregava a Deus de olhos fechados eu via as labaredas de fogo e pude sentir o impacto de algum fenômeno invisível acontecendo em volta de mim. Era algo muito forte que acabava sendo perceptível aos meus sentidos táteis, como se aquilo ocorresse em outro plano dimensional mas reverberasse no plano físico. Os meus lábios vibravam, o meu corpo sentia as trepidações, um vento espiritual inundava o ambiente. Tinha gente se entregando, emocionados, alguns tiveram experiências e visões fantásticas e nenhum de nós havia consumido definitivamente nenhuma substância psicoativa.

Ao sair dali eu nunca mais parei de ver milagres e nunca mais parei de orar, até chegar em um ponto onde as minhas orações praticamente se fundiram com os meus pensamentos porquê o hábito vai se transformando em um modo de vida.

Uma vez eu estava com a garganta “podre” há mais de um dia. Eu sentia muita dor e incômodo, estava debilitado, com uma gripe muito forte. A coriza saía do nariz sem parar e a fraqueza me derrubava. Eu estava em consagração a Deus naqueles dias, então eu entrei no meu quarto, dobrei o meu joelho e pedi a Deus em oração que me curasse, crendo que ele poderia fazer isso se quisesse, mas sem saber se eu seria atendido.

Ainda ajoelhado no mesmo instante uma energia de calor começou a envolver toda a minha região do pescoço e faringe. Eu podia sentir toda aquela movimentação e vibração, que era absolutamente sobrenatural. Aquilo começou a esquentar mais, como um pequeno tornado fervilhante, até o ponto de me deixar todo anestesiado do pescoço pra cima. De repente aquele poder invisível foi deixando o meu corpo e quando saiu por completo eu notei que eu não tinha mais nenhum sintoma da enfermidade.

A coriza que antes saía igual torneira parou na mesma hora e não voltou mais, a dor surpreendentemente já nem existia. Fraqueza não havia mais em mim: Eu fiquei zerado, novo em folha e pude então dar sequência à consagração e às atividade com todo ânimo e energia. Coisas semelhantes a essas foram se tornando rotina.

De acordo com as escrituras Jesus esporadicamente se afastava da multidão depois de uma maratona de milagres e pregação para se retirar do meio do tumulto a fim de orar. As vezes ele ia sozinho, outras vezes chamava alguns discípulos e iam para o monte.

A importância de orar continuamente com perseverança é amplamente enfatizada na bíblia. A oração é a chave para muitas respostas que buscamos, é a solução para uma vida paralisada e é também a proteção diária contra muitos males.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.” (Matheus 7:7-8)

“Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite?” (Lucas 18:7)

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

A oração é como uma conversa direta com Deus. É a livre expressão da sua alma. Ao falar com Deus você tem a oportunidade de expor todas as suas questões, dilemas, preocupações, inquietações, angústias, dúvidas e etc.

“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7)

Não se trata de repetições de palavras ou rituais mecânicos.

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.”(Mateus‬ ‭6:7‬-8)

No início do ano de 2008 naquela madrugada de milagres já tava amanhecendo quando acabou a vigília que mudou pra sempre a minha vida.

No caminho de volta pra casa eu olhava pro mundo de uma forma que eu nunca havia feito antes. Parece que tudo tava diferente e cheio de vida. Eu só conseguia contemplar a beleza da criação e a perfeição das obras de Deus em tudo. O maior milagre de todos havia acontecido dentro de mim: eu tinha recebido um novo coração e a partir daquele momento em diante a minha obsessão se tornou a mesma que me move a escrever esse texto e a que me trouxe até aqui: Incendiar as pessoas e dizer que elas são amadas por esse Deus vivo.

Viver não vai te preparar para a vida, portanto se você quer estar preparado então prepare-se você mesmo pra ela. Você não pode deixar a chama se apagar.

“O fogo arderá continuamente no altar”.

Compartilhe:

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *