Aos que manifestam grande devoção às ideologias políticas eu não tenho nada a dizer.
Mas aos que querem seguir nas suas vidas a ideologia do evangelho de Jesus eu tenho a dizer que eu não carrego fervor político de nenhuma natureza.
Por que?
Porquê seguir o evangelho nos leva a nos tornar cada dia mais parecidos com o Senhor dessa ideologia. A ideologia do evangelho dá ênfase em um reino superior e não a um reino desse mundo.
Jesus nunca manifestou fervor político apesar de os judeus sempre terem depositado no messias essa esperança.
Eles queriam uma governança estatal: Uma solução que viesse da esfera política para derrotar os seus inimigos romanos e os livrar daquela dominação. Foi isso que determinou o destino de Judas quando percebeu que Jesus era pacífico demais pra atender os seus interesses de animosidade guerrilheira. Foi isso também que culminou na motivação daqueles que gritavam “crucifica-o” pouco tempo depois de terem o aclamado em sua entrada em Jerusalém.
Isso ensina que aqueles que falam bem de Jesus podem ser aqueles que logo em seguida estão contribuindo para o matar.
Que tipo de messias você tá esperando?
Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra no grande templo e foi isso que aconteceu quando Jerusalém foi destruída em 70 d.c. na revolta dos judeus.
Isso foi uma sentença para aqueles judeus inflamados-políticos de natureza raivosa e supremacismo religioso, quando o general Tito incendiou a cidade, acabando com o símbolo do seu maior orgulho.
Eu não estou desconsiderando a importância das estruturas governamentais e políticas. Elas são necessárias para a ordem a social.
Votar ou se candidatar para fazer algo de útil é o dever de todo cidadão para o bem do seu povo ou pelo menos para tentar evitar a pior das tragédias. Então votar com a melhor das consciências é uma atitude que todos nós devemos ter.
Por isso eu pratico a minha cidadania como qualquer pessoa comum, apesar de ter votado em branco na última eleição. Mas o fato é que o meu voto não é ideológico-político. Depende de quem está se candidatando e não se ele é de direita ou de esquerda pois isso hoje em dia pouco importa.
Eu nunca votei em partido de esquerda mas isso não significa que eu considere a direita melhor. Pra mim essa diferença é tão importante quanto a designação de biscoito ou bolacha.
Pela desinformação muita gente não se dá conta que o comunismo tá quase sendo extinto do planeta.
Onde você pensa que existe comunismo?
Na China? (que é a segunda maior potência econômica)
Em Cuba? (que já vem se abrindo para o mundo)
O comunismo carregava um viés populista mas isso não significa que nem mesmo os governos mais populistas de esquerda hoje em dia são ecos de Karl Max e Lenin. Se ainda há comunismo então ele respira por aparelhos.
Tem gente que tá vivendo ainda o pânico de um tempo que se foi, de um mundo sem mídias sociais, assombrado pelo fantasma do comunismo que já nem existe.
A Europa está cheia de governos de esquerda e isso não significa que o comunismo tá voltando. Essa não é a ameaça do mundo.
Enquanto China e Estados Unidos são os maiores agravadores dos problemas climáticos vocês brigam pela designação do biscoito ou da bolacha sem fazer a menor ideia onde isso vai levar e sem solução prática pra mudar nem a própria vida, quanto mais o país.
Enquanto o mundo sofre uma ameaça de apocalipse nuclear por causa de uma guerra iminente motivada por todos os ódios que vêm das disputas de recursos naturais, interesses econômicos e ufanias religiosas tolas, vocês estão guerreando pelos mesmos motivos e insuflando ainda mais esse espírito de ódio que ameaça o planeta, que esfria o amor e esvazia o mundo de evangelho.
Se o mundo inteiro fosse viver no padrão de vida dos EUA seriam necessários sete planetas terra pra dar conta. Não há recursos suficientes pra isso.
O comunismo nunca deu certo em nenhum lugar do mundo e o capitalismo pode acabar com o planeta. No fim das contas essa briga de ideologias acaba sendo só uma briga de fachada onde gente poderosa monta a sua torcida organizada e manipula as pessoas pra atingir os interesses próprios de sua agenda. Mas não pense que Deus tem a ver com essa rinha de galos.
Você quer defender os valores do evangelho?
Aprenda com Jesus e não com Herodes e os fariseus.
Não é odiando adversários políticos, criando um apartaid, uma divisão ou uma narrativa de luta contra o bem e o mal por conta de uma escolha ideológica.
Quem faz isso acaba defendendo os interesses do diabo e foi isso que aconteceu quando as pessoas começaram a se inflamar politicamente ao ponto de viver uma energização de ódio que passou da rivalidade natural e culminou nos desencadeamentos mais estranhos e sem sentido que tornaram a vida muito ruim e sufocaram o afeto entre as pessoas.
As pessoas agora se tornaram inimigas em vez de adversários. Os grupos partidários são cada vez mais ajuntamentos de guerrilha ao invés de organizações que defendem interesses de segmentos sociais. Aquele que não é conivente com o seu interesse é considerado um “demônio” que precisa ser aniquilado.
Você pode até me odiar por eu não ser discípulo nem da esquerda e nem da direita mas isso é só a simples consequência de optar pelo lado mais elevado: O lado que Jesus ensinou.
Deixe um comentário